Website – Quanto vale a sua segurança?

website-security-unnedesign

Muito se tem falado de segurança na internet.
Os atentados aos websites do grupo Cofina© e à Vodafone©, trouxe, a muitas empresas e utilizadores, receios sobre os seus dados, e a proteção dos mesmos.
Quais são as maiores ameaças para o simples utilizador ou para as empresas?
Além das burlas (essas vão além da segurança virtual), algumas das maiores ameaças passam pelo phishing, roubo de identidade e hacking.
Em que consistem essas ameaças?
Phishing
Um pequeno jogo de palavras, que pega na palavra fishing (pesca), que traz, consigo, imensos problemas.
Através de e-mails com links duvidosos, muitas vezes a fazerem-se passar por entidades legais, como bancos, serviços de saúde e seguros, ou e-mail de amigos, os piratas convencem os utilizadores a introduzirem os dados pessoais, e aproveitam-se dos mesmos para retirar dinheiro das contas ou contratarem serviços de valor acrescentado, em nome das vítimas.
Roubo de identidade
Isto acontece muitas vezes quando alguém se aproveita do nome, ou identificação de outrem, e tenta fazer-se passar por esse outrem, com intuito de obter os mais diversos benefícios.
Normalmente, associados a estes crimes, estão crimes como burlas, fraudes ou, até mesmo, pedofilia (inúmeros adultos, propensos para essas actividades, fazem-se passar por crianças ou adolescentes, para conseguirem fotos privadas ou encontros sexuais).
Hacking
Isso acontece quando alguém consegue aceder a servidores de empresas, externamente, e, entre roubo de dados de clientes, a bloqueio de comunicações, que podem levar às paragem completa de funções, o que acarreta inúmeros prejuízos.

Estes são alguns dos ataques mais conhecidos, apesar de existirem outros, menos conhecidos, mas, duma forma ou outra, similares.

O que fazer para evitar ser vítima destes ataques?

  • na recepção dum e-mail, nunca seguir um link duvidoso, mesmo que possa conhecer o nome do remetente. Em caso de dúvida, contacte o remetente, e questione se lhe enviou algum e-mail;
  • e-mails falsos de entidades profissionais, são, facilmente, detectáveis. A linguagem, por norma, é pouco cuidada, com erros ortográficos e, muitas vezes, alguns termos brasileiros, que não são usados, oficialmente, ideias entidades em causa;
  • em seguimento ao ponto anterior, NUNCA aceda ao website do seu banco, através de links. Só pelos canais oficiais;
  • use palavras-chave complexas, com números, pontuação, símbolos, maiúsculas e minúsculas, de preferência, palavras não muito curtas, e não as grave no seu browser;
  • não reutilize palavras-chave;
  • em caso de suspeita, mude a sua palavras-chave, avise o seu banco ou a entidade em causa e alerte as autoridades;
  • mantenha, sempre, os seus ficheiros importantes em cópias de segurança;
  • um dos resultados indesejados do hacking é o ransomware, onde o hacker, acedendo ao seu computador (ou da sua empresa), encripta os seus ficheiros, exigindo o pagamento duma determinada quantia, para enviar a chave de desincriptaçāo, sempre sob a ameaça que, caso não pague, os seus ficheiros serão apagados. Nunca ceda a esse tipo de chantagem. Existem ferramentas online, como o projecto “No More Ransom” , que disponibilizam ferramentas para tentar libertar os seus ficheiros. Caso não consiga, o ideal será, mesmo, perder esses ficheiros, porque nada garante que a chave para desincriptar os mesmos, funcione. Para isso, deve, sempre, seguir a norma da cópias de segurança;
  • em meios empresariais, o recurso a ferramentas como firewalls, são uma excelente resposta para evitar surpresas desagradáveis.

Pretende fazer um site, mas quer garantir a segurança dos seus clientes?
Então, não espere mais. Contacte a UNNE DESIGN, o seu parceiro de confiança, e nós apresentamos-lhe os melhores designs, com a máxima segurança, para o seu website

Os websites e lojas e-commerce criados para UNNE Design são elaborados, de raiz, tendo como principal preocupação, não só o correcto funcionamento, como a segurança sua, e do cliente. Temos noção que total segurança, é um conceito demasiado complexo e quase impossível de atingir (basta que nos lembremos dos últimos ataques na Vodafone©, Cofina© ou no Grupo Germano de Sousa©, grupos de peso, com forte investimento em ferramentas específicas de segurança), no entanto, tudo o que fazemos, é reforçado com um conjunto de ferramentas próprias, para ajudar a resistir e a mitigar efeitos de possíveis falhas.
A segurança é uma das nossas maiores preocupações.
Confie em nós.

UNNE Design | Create Curiosity
#websitescomqualidade só na #UNNEdesign

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

three × 4 =

Menu